CSD intensifica combate ao bullying com projetos inovadores

O Colégio São Domingos, em Araxá, está comprometido em criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde o respeito e a valorização do outro são fundamentais. Com projetos inovadores e uma abordagem integrada, a instituição tem promovido a conscientização e a prevenção à prática do bullying, fortalecendo as relações interpessoais e construindo uma comunidade escolar mais justa e igualitária.

O trabalho desenvolvido em parceria com os Setores de Psicologia e Orientação Educacional, foca em ações preventivas e educativas, além de oferecer suporte contínuo a todos os envolvidos.

Projetos “Nosso Olhar” e “Segurança e Carinho” – Ensino Fundamental Anos Iniciais

De acordo com a Psicóloga Educacional Claudiene Fátima Gonçalves, os projetos “Nosso Olhar” e “Segurança e Carinho” são fundamentais para a abordagem adotada pelo CSD. “Nosso objetivo é refletir sobre as causas e consequências do bullying, utilizando as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis como ponto de partida”, explica Claudiene. 

A iniciativa inclui reflexões individuais, intervenções em grupo, acompanhamento em áreas livres, rodas de conversa, palestras e atividades vivenciais. “Trabalhamos o conceito e os tipos de bullying, como identificar e a quem recorrer para pedir ajuda”, completa Rosemeyre Ribeiro da Silva, Orientadora Educacional Anos Iniciais.

Valorização da diversidade e inclusão – Ensino Fundamental Anos Finais

A Orientadora Educacional dos Anos Finais Ivânia Lúcia Prado Souza e a Psicóloga Educacional Isabela Rodrigues Abreu destacam que a filosofia do Colégio São Domingos é alicerçada em valores éticos, morais e cristãos, promovendo o respeito e a valorização do outro. “A educação através de valores é essencial para formar seres humanos que vão colaborar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Ivânia. 

O projeto “Não ao Bullying” inclui rodas de conversa nas salas de aula, reflexões coletivas e individuais, intermediação de diálogos para soluções respeitosas e saudáveis, acontece também a exibição de filmes e reportagens para discutir atitudes empáticas e de acolhimento. “Implementamos caixinhas de denúncia de bullying em diversos locais da escola, onde os estudantes podem relatar episódios de desrespeito”, explica Isabela.

A participação ativa dos estudantes é incentivada, especialmente quando o bullying envolve múltiplos agressores. “Após as reflexões, os envolvidos desenvolvem um projeto contra o bullying, apresentam para os colegas e ajudam a mantê-lo junto à sala”, acrescenta Ivânia. 

Além disso, o Setor de Comunicação da escola, em colaboração com os Setores de Psicologia e Orientação Educacional, desenvolve conteúdos de conscientização para divulgação no aplicativo CSD e redes sociais.

Palestras e envolvimento da comunidade

O psicólogo Gustavo Cardoso realizou, nos meses de abril e junho, palestras sobre Bullying e Cyberbullying para familiares e alunos do 6º ao 9º ano. “Essas palestras são fundamentais para o fortalecimento de uma cultura acolhedora. Os jovens se sentem mais encorajados a falar sobre o que sentem e a buscar ajuda”, conta Gustavo. Ele destaca que a escola possui diversas ações de acolhimento e intervenção, reforçando que o combate ao bullying é um processo contínuo.

Conscientização e prevenção

A escola também promove rodas de conversa preventivas, atividades em grupo e orientações sobre bullying e cyberbullying ao longo do ano. “A proposta inclui também a construção de uma cartilha preventiva sobre o bullying. A mesma será elaborada pelos estudantes, com o auxílio da equipe pedagógica”, informa Ivânia.

Posts relacionados

FIQUEM ATENTOS AOS PRAZOS! SOLICITAÇÕES DE BOLSA DE ESTUDO APÓS O PRAZO ESTIPULADO NÃO SERÃO CONSIDERADAS. DÚVIDAS E AGENDAMENTO ENTRAR EM CONTATO: 34 3662-3111 ou servicosocial@csdaraxa.com.br
5 julho 2024
Na 12ª edição do Fliaraxá que aconteceu de 19 a 23 de junho, na Fundação Cultural Calmon Barreto, a estudante do CSD, Eduarda Brandão Gonçalves Franco Fernandes – 8° Ano...
24 junho 2024
Durante o semestre, o Colégio São Domingos convidou o Psicólogo Gustavo Cardoso, para um bate-papo sobre Bullying e Cyberbullying com famílias e alunos do 6° ao 9° Ano. Momento de...
20 junho 2024