Parceria escola e família é o caminho para resultados positivos

O Colégio São Domingos, mais uma vez, assume a vanguarda em Araxá e região ao abordar, de forma sistemática, uma questão desafiadora: bullying – palavra de origem inglesa que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica.
O advogado Luiz Flávio Martins, especialista no assunto, foi convidado pelo CSD para uma roda de conversa com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio e seus respectivos pais e responsáveis.
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Luiz Flávio também é procurador da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, onde presta assessoria jurídica ao serviço de acolhimento familiar do município. “O combate ao bullying deve ser feito por várias vertentes e uma delas, ouso dizer, a mais eficaz, é trazer o tema à tona e debatê-lo com a seriedade necessária. Durante as rodas de conversa, busquei abordar, dentro da área do Direito, os principais tópicos sobre o assunto. Mais uma vez, fui, positivamente, surpreendido pelo altíssimo nível educacional e de civilidade dos alunos do Colégio”, destaca o advogado.
Estudantes e responsáveis participaram ativamente do debate, com perguntas e sugestões. “Os alunos exemplificaram situações de bullying e cyberbullying. Cada pergunta trouxe a possibilidade de abordar o tema pela ótica jurídica, importante para poder explicar sobre a responsabilização de quem, eventualmente, cometa tais atos. Tratar o tema nas escolas como o Colégio São Domingos fez, é uma experiência exitosa. Faz nascer novas ideias, que aliadas às explicações técnicas, contribuem para o combate e prevenção aos atos de bullying”, ressalta.
Segundo Leandro Oliveira Lima, pai das estudantes Isis Carvalho Lima, 1° ano A e Caroline Carvalho Lima, 6º ano E, o momento foi edificante e capaz de provocar mudanças dentro e fora do ambiente escolar. “O CSD está fazendo a diferença ao proporcionar palestras e debates sobre bullying e demais temas do cotidiano das crianças e adolescentes. Isto ajuda muito na formação de caráter e no desenvolvimento psicossocial dos alunos, assim como apoia os pais na condução destes temas com os filhos. A abordagem clara sobre as situações que podem ocorrer e sobre as consequências para todos os envolvidos e responsáveis, nos trouxe ainda mais clareza sobre a importância de discutir o tema e acompanhar de perto nossos filhos. Aqui em casa nós orientamos sempre nossas filhas a terem uma conduta pautada na ética e no amor ao próximo, além de estarmos sempre monitorando suas interações pessoais ou por meios digitais de forma a garantirmos que elas estejam no rumo certo.”, explica.

CSD em Ação

O Colégio São Domingos trabalha o tema em várias outras vertentes. Segundo a psicóloga Maria Bethânia Pereira de Oliveira, a equipe de profissionais do CSD promove momentos de sensibilização, acolhida e atendimento a alunos, pais e responsáveis envolvidos em algum episódio. O SOPE – Serviço de Orientação Educacional e o Setor de Psicologia, quando necessário, solicitam aos responsáveis o acompanhamento do estudante por especialistas em saúde mental.
“Ressaltamos sempre que, além deste trabalho realizado na escola, é imprescindível que os pais supervisionem seus filhos durante o tempo em que fazem uso das tecnologias. Uma sugestão é usar aplicativos de controle parental, especialmente em plataformas, games, redes sociais”, orienta a psicóloga.
Para Nicolly Salety Alves, aluna do 3° Ano do Ensino Médio, o trabalho de combate ao bullying na escola surte efeito. Os professores e coordenadores pedagógicos estão preparados para lidar com as situações da melhor maneira possível. Paralelamente, são realizadas desde a Educação Infantil, atividades para conscientização dos alunos, visando a formação humana do estudante. Acredito que casos de bullying aconteçam, mas o CSD mostra-se receptivo ao escutar e acolher os alunos que passam por esta situação, incentivando-os a falar com os profissionais responsáveis para que possam ajudá-los a vencer este momento”, diz.

Posts Relacionados

1ª REUNIÃO DE PAIS 2024

1ª REUNIÃO DE PAIS 2024

1ª REUNIÃO DE PAIS - COLÉGIO SÃO DOMINGOS Infantil 1, 2 e 3 Data: 29/01/2024 Horário:18h Local:...

Aulão Enem – sucesso!

Aulão Enem – sucesso!

O Colégio São Domingos realizou, no dia 28 de outubro, o Aulão ENEM, uma oportunidade para...

SIPAT no CSD

SIPAT no CSD

No período de 06 a 09 de novembro, aconteceu no Colégio São Domingos a SIPAT - Semana Interna de...

Novidades no CSD para 2024

Novidades no CSD para 2024

O Colégio São Domingos celebra, em 2023, noventa e cinco anos de existência. Esta jornada...

Aulão ENEM gratuito no CSD

Aulão ENEM gratuito no CSD

O Colégio São Domingos (CSD), em Araxá, está oferecendo uma oportunidade imperdível para...