Colégio São Domingos participa do projeto “Atitudes Adotivas Transformam Vidas”

O Colégio São Domingos, há 96 anos, faz parte da história araxaense e é referência nacional em educação. A convite da ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, o CSD participa do projeto “Atitudes Adotivas Transformam Vidas” juntamente com outras escolas locais.

Esta proposta tem como principais objetivos: desenvolver,  por meio de ações propositivas, Atitudes Adotivas nas instâncias de Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Rede Socioassistencial, de modo a ampliar a compreensão humana para as culturas da paz, do respeito e do afeto, como instrumentos de transformação da sociedade; sensibilizar a comunidade sobre a importância da escuta ativa, da empatia, do acolhimento, da valorização das pessoas e do desenvolvimento da cultura comunitária de generosidade e da colaboração, estimulando a comunicação não violenta.

Serão realizadas oficinas presenciais e on-line em cada espaço escolar. Em seguida, as escolas participantes apresentarão seus projetos próprios, com linhas de ação elaboradas a respeito do tema. “Este projeto vem somar a várias ações que já estão planejadas para nossa escola. Vamos associar o trabalho de Atitudes Adotivas à Inteligência Emocional.  A equipe gestora do projeto está formada e é composta por oito pessoas, sendo estudantes, gestores e Irmãs Dominicanas”, conta a Irmã Dora.  “Espero uma boa parceria com as outras escolas e instituições que fazem parte do projeto. Temos muito a aprender com os parceiros e nos dispomos a contribuir, envolvendo todos os segmentos da nossa escola. O Colégio São Domingos pretende realizar um workshop no Centro Cultural CSD, envolvendo demais instituições educativas participantes e Ministério Público.”, explica.

No CSD, as ações serão protagonizadas pelos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, envolvendo toda a comunidade educativa. Segundo a estudante Gabrielly Beatriz Campos será uma oportunidade única. “Minha expectativa para o projeto é muito grande, pois acredito fielmente que isso não chegou à minha vida por acaso e que, juntos, podemos fazer grandes mudanças, não só em nossa escola, mas também em toda a comunidade de Araxá,  transformando cada ambiente e tornando-os mais acolhedores e adotivos, em todos os sentidos”, diz.

Durante o ano, acontecerão encontros para acompanhamento e supervisão das práticas. As ações abertas à comunidade aconteceram na semana do dia 21 de maio, com atividade especial no sábado, 25 de maio – data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção e a culminância no dia 27, no Centro Cultural CSD, encontro especial com o Psicólogo Gustavo Cardoso, que conversou com os participantes sobre o Tema Adote-se.

Posts relacionados

O Projeto Caminhos e Carreiras, idealizado pelo Setor de Psicologia do CSD, tem como proposta promover um bate-papo de profissionais que são referência no mercado de Araxá com os estudantes...
22 maio 2024
Durante o mês de abril, alunos, familiares e profissionais do Colégio São Domingos participaram da Campanha Páscoa Solidária, uma ação tradicional que acontece no CSD. Foram arrecadados bombons, ovos de...
15 abril 2024
Em entrevista, Ir. Charlimène falou sobre suas experiências com a Pastoral Escolar  O Colégio São Domingos recebe, neste ano de 2024, a Irmã Charlimène Philippe, após três anos de dedicação...
22 março 2024