Irmã Charlimène Philippe: conheça a religiosa recém-chegada a Araxá

Em entrevista, Ir. Charlimène falou sobre suas experiências com a Pastoral Escolar 

O Colégio São Domingos recebe, neste ano de 2024, a Irmã Charlimène Philippe, após três anos de dedicação no Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Curitiba. Em Araxá, trabalhará na Pastoral Escolar com crianças e jovens. 

Irmã Charlimène Philippe é natural do Haiti e reside no Brasil desde 2007. Possui uma vasta formação em áreas como Enfermagem, Música, Teologia Pastoral e Aconselhamento em Psicologia Pastoral. Além disso, está atualmente, concluindo MBA em Gestão de Educação Católica, Liderança e Pastoralidade.

Sua jornada na Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils começou em 2006, inspirada pelo testemunho de irmãs brasileiras que estavam em missão no Haiti. Desde então, dedicou-se a trabalhar com jovens e crianças, tanto no Brasil quanto em seu país natal.

Em entrevista, ela comentou sobre suas experiências e como pretende conduzir o trabalho da pastoral, alinhado ao Movimento Juvenil Anastasiano-Dominicano (MJA).

Leia abaixo trechos da entrevista.

Irmã Charlimène, a senhora trabalhou no Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba, entre os anos de 2021 e 2023. Agora, em 2024, veio para Araxá. Qual é a sua proposta de trabalho no CSD?

A proposta de trabalho será dinamizar a pastoral. A Província está propondo um grupo de trabalho com foco em uma dinâmica de Escola em Pastoral, com indicadores que orientam a ação das escolas da rede de educação anastasiana-dominicana no Brasil, com intuito de fortalecer o carisma da congregação, com crianças, jovens e educadores.

Quando foi o primeiro Encontro de Jovens no CSD?

Na quarta-feira, 20 de março, tivemos o primeiro encontro com os jovens, estudantes do 9° Ano e Ensino Médio do Colégio São Domingos. Esse primeiro encontro foi uma acolhida, uma dinâmica de integração e um bate-papo para organizar os próximos temas, conforme escolha dos jovens.

Os encontros serão semanais?

Sim, estes encontros serão semanais, de acordo com o melhor dia escolhido pelos jovens. É importante o encontro acontecer toda semana para que se crie um vínculo com eles e entre eles. Esta proximidade permitirá que os jovens falem e sejam ouvidos. Isso facilita o processo de evangelização dos estudantes de forma espontânea e de acordo com os valores anastasianos-dominicanos, dentre eles: verdade, solidariedade, acolhida, justiça e estudo.

Posts relacionados

O Colégio São Domingos, há 96 anos, faz parte da história araxaense e é referência nacional em educação. A convite da ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à...
29 maio 2024
O Projeto Caminhos e Carreiras, idealizado pelo Setor de Psicologia do CSD, tem como proposta promover um bate-papo de profissionais que são referência no mercado de Araxá com os estudantes...
22 maio 2024
Durante o mês de abril, alunos, familiares e profissionais do Colégio São Domingos participaram da Campanha Páscoa Solidária, uma ação tradicional que acontece no CSD. Foram arrecadados bombons, ovos de...
15 abril 2024