A aluna do Colégio São Domingos, Isabella Contagem, foi um dos grandes destaques da plenária estadual do Parlamento Jovem de Minas. A estudante, que representou a região no evento estadual, contribuiu muito para que uma proposta que nasceu em Araxá, a partir de uma ideia dela, figurasse na cartilha final do projeto. “O projeto que idealizei tem o objetivo de garantir que cursos técnicos tenham na grade uma matéria sobre direitos trabalhistas, conduta profissional e defesa dos jovens, em casos de abusos. Nas plenárias municipal e regional essa proposta foi aglutinada com outras e recebeu colaborações de outros estudantes, até ser apresentada na plenária estadual, em Belo Horizonte”, conta Isabella.

A etapa estadual do projeto reuniu centenas de estudantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante três dias foram realizados grupos de trabalho, vivências de entrosamento e debates. Segundo o coordenador local do projeto, a atuação de Isabella nas atividades foi decisiva para o resultado. “Ela foi destaque tanto na oratória, quanto na argumentação. Eu fico muito feliz e honrado de ver os nossos alunos crescerem tanto. Isabella demonstrou todo seu aprendizado e o quanto estava preparada para este momento”, ressalta Carlos Vinícius Santos da Silva.

Além da proposta de Araxá, outras onze foram priorizadas na cartilha final do projeto. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG, por meio da Comissão de Participação Popular. “Nossa proposta agora poderá ser analisada e se tornar um projeto de lei”, destaca Isabella.

Esta foi a segunda vez consecutiva que alunos do Colégio São Domingos representaram a região numa plenária estadual e as respectivas propostas foram aprovadas. “É um orgulho para toda a comunidade escolar! Fazer política é imprescindível para vivermos em sociedade. Aprender isso desde cedo é importantíssimo, independentemente dos caminhos que vão seguir”, ressalta Renato Fonseca Barcellos, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio – CSD.

Parlamento jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política direcionada aos estudantes do Ensino Médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da ALMG, por meio da Escola do Legislativo. As cidades participam através das Câmaras Municipais, que são as parceiras do programa.

A cada edição anual, os estudantes do PJ Minas escolhem e debatem um tema de relevância social. Os jovens encaminham, ao final das atividades, propostas de ações legislativas sobre o tema.

O projeto é realizado em várias etapas. Nelas os alunos decidem entre si quem e quais projetos serão selecionados para a fase seguinte. O encerramento reúne representantes de mais de 130 cidades na capital e tem como ápice a Plenária Estadual.

 

Posts Relacionados

1ª REUNIÃO DE PAIS 2024

1ª REUNIÃO DE PAIS 2024

1ª REUNIÃO DE PAIS - COLÉGIO SÃO DOMINGOS Infantil 1, 2 e 3 Data: 29/01/2024 Horário:18h Local:...

Aulão Enem – sucesso!

Aulão Enem – sucesso!

O Colégio São Domingos realizou, no dia 28 de outubro, o Aulão ENEM, uma oportunidade para...

SIPAT no CSD

SIPAT no CSD

No período de 06 a 09 de novembro, aconteceu no Colégio São Domingos a SIPAT - Semana Interna de...

Novidades no CSD para 2024

Novidades no CSD para 2024

O Colégio São Domingos celebra, em 2023, noventa e cinco anos de existência. Esta jornada...

Aulão ENEM gratuito no CSD

Aulão ENEM gratuito no CSD

O Colégio São Domingos (CSD), em Araxá, está oferecendo uma oportunidade imperdível para...