Conhecendo São Domingos de Gusmão, o padroeiro de Araxá

Em artigo, Irmã Doraildes da Silva Matos,assessora pedagógica de Inclusão e Pastoral do CSD fala sobre a vida e a obra do santo que fez da educação um meio importante de evangelização

 

Domingos nasceu em Caleruega, Espanha, no dia 24 de junho de 1170. Filho de Joana d’Aza e Félix de Gusmão. Cresceu em um ambiente muito religioso e desde cedo foi dedicado aos estudos. Foi também caridoso e sensível às necessidades de todos que dele se aproximavam. Aliás, sentiu compaixão pelo mundo inteiro.

Morreu em Bolonha, Itália, no dia 6 de agosto de 1221.

A Igreja celebra a Festa de São Domingos de Gusmão no dia 8 de agosto.

Na alegria de celebrarmos este grande santo, nos colocamos em consonância com mais de 800 anos de uma história que vem sendo vivida e celebrada, na qual, homens e mulheres consagram sua vida, atualizando a “Vocação como graça e missão, tendo corações ardentes e pés a caminho”.

São Domingos é um bom exemplo para nós de seguimento radical a Jesus Cristo e comprometimento com a construção do Reino revelado por Ele. Trabalhou com grande êxito contra a heresia dos albigenses pela pregação e exemplo de vida.

São Domingos foi incansável, viajava sempre a pé. Pelo caminho rezava e cantava. Nas paradas pregava a Palavra de Deus de maneira simples e eficaz: contando e explicando alguns episódios dos Evangelhos.

A itinerância de São Domingos nos ensina a termos coragem para nos lançarmos na missão e enfrentarmos as dificuldades de um mundo tão conturbado, cheio de violência e intolerância; e também com possibilidades de encontrarmos caminhos que levam à comunhão e à solidariedade, somando forças com todos os que se comprometem com a Justiça e a Paz.

Nos centros urbanos São Domingos fundou universidades e fez da Educação um meio importante de evangelização, onde inúmeras pessoas faziam da construção do conhecimento através das Ciências, um instrumento de transformação social.

Hoje as Escolas Dominicanas continuam comprometidas com uma educação de qualidade, considerando o ser humano em sua integralidade. É preciso aliar o saber fazer, ser e conviver para atualizar o VERITAS, verdade tão sonhada por São Domingos e, quiçá, vivida por seus seguidores e suas seguidoras.

Queremos, como São Domingos, falar de Deus ou com Deus! Por isso o invocamos:

Vem, Domingos! E entra na grande festa da vida unindo a tua família. Celebra conosco na alegria e na ação de graças.

Vem, Domingos! Ensina-nos de novo a contemplar o Rosto Misericordioso do Pai e a manifestá-Lo ao mundo sedento de amor e de paz.

Vem, Domingos! E caminha com teus filhos e filhas nas trilhas deste mundo que busca a verdade em meio a tantos desafios.

Vem, Domingos! E ensina-nos a gritar pela libertação de tantos oprimidos que buscam um lugar na economia, na política e na sociedade.

Vem Domingos! E canta conosco o eterno aleluia de louvor e ação de graças ao Deus Fiel que caminha com seu povo.

Ó glorioso São Domingos, pregador incansável da Palavra, exemplo de fé, de retidão de vida e de prática da caridade, obtende-nos a graça de contribuirmos igualmente pelo apostolado da palavra e do exemplo e de uma vida santa voltada para a Igreja de Cristo, a serviço dos mais pobres. Concedei que as nossas Escolas e Comunidades sejam verdadeiras Casas de Pregação e Oração. E a cada um de nós, as graças que mais precisamos para continuarmos como missionárias e pregadoras do Evangelho.

 Irmã Doraildes da Silva Matos

Assessora Pedagógica de Inclusão e Pastoral do CSD

Posts relacionados

O Colégio São Domingos, há 96 anos, faz parte da história araxaense e é referência nacional em educação. A convite da ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à...
29 maio 2024
O Projeto Caminhos e Carreiras, idealizado pelo Setor de Psicologia do CSD, tem como proposta promover um bate-papo de profissionais que são referência no mercado de Araxá com os estudantes...
22 maio 2024
Durante o mês de abril, alunos, familiares e profissionais do Colégio São Domingos participaram da Campanha Páscoa Solidária, uma ação tradicional que acontece no CSD. Foram arrecadados bombons, ovos de...
15 abril 2024