Alunos do Colégio São Domingos conseguiram notas acima da média nacional na Avaliação Processual Bernoulli, aplicada no mês de setembro, com a participação de estudantes do 4º ao 9º Ano. Esta foi a primeira vez que o colégio participou do processo que avaliou, neste ano, cerca de vinte e um mil alunos de 112 escolas em diferentes regiões do Brasil.


“Esta avaliação é realizada uma vez ao ano nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se de um instrumento pensado e elaborado por agentes externos à escola e que traz consigo a riqueza de uma visão sistêmica, visando diagnosticar a aquisição das habilidades essenciais para cada etapa da educação básica”, explica a diretora do CSD, Ana Cristina Cunha Borges.


O sistema de correção usado nesta avaliação é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo aplicado na correção das provas do Enem. “As avaliações externas são um excelente meio de analisarmos e reavaliarmos nossas práticas pedagógicas. Através do resultado da última Avaliação Processual Bernoulli, tivemos uma visão geral em relação a outras instituições. Isso nos permite realizar comparações e verificarmos quais habilidades e competências deverão ser melhor desenvolvidas e quais as estratégias que precisarão ser adotadas para que o resultado seja ainda mais satisfatório”, ressaltam as professoras de Língua Portuguesa dos 6º e 7º Anos, Viviane Matias, Ana Cristina Costa e Ana Cristina Santana.


O resultado desta avaliação mostra, mais uma vez, que o CSD segue no caminho certo, oferecendo uma educação de excelência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. “Realizar a avaliação Processual do Bernoulli no CSD foi de extrema importância para reforçar minha confiança no ensino da escola e também para testar meus conhecimentos em uma prova de múltipla escolha, no estilo de um vestibular. Fico muito feliz com o desempenho do Colégio e de meus colegas”, diz Cauã Henrique Carneiro dos Santos, aluno do 9° Ano A.

Segundo os professores de Matemática dos 4° e 5° anos, Adriana Barcelos, Luciana Fraga, Samanta Alves e Victor Paulo Alves a avaliação permite, ainda, um subsídio ao trabalho dos profissionais da Educação. “Por meio desse recurso, que agrega ao processo de ensino-aprendizagem, acompanhamos a evolução dos nossos alunos. Resultados satisfatórios como os que obtivemos na avaliação processual 2022 são sinônimos de felicidade e sucesso. Trazem à tona a magnitude dos estudantes e toda equipe do Colégio São Domingos”, dizem.


Além do sentimento de dever cumprido, o resultado também amplia a necessidade de manter o foco para que os alunos alcancem sempre a excelência tão característica do Colégio. “Fiquei bastante feliz em saber que a média do colégio na avaliação processual Bernoulli está acima do esperado. Essa é a resposta que nós, pais, desejamos quando investimos na educação de nossos filhos. Para além dos resultados pedagógicos, também não posso deixar de expressar minha satisfação com os resultados da formação humanística aplicada pelo colégio”, afirma Nivia Aparecida de Fátima Pereira Salerno, mãe da aluna Sarah Salerno (7° Ano A).

Posts Relacionados

1ª REUNIÃO DE PAIS 2024

1ª REUNIÃO DE PAIS 2024

1ª REUNIÃO DE PAIS - COLÉGIO SÃO DOMINGOS Infantil 1, 2 e 3 Data: 29/01/2024 Horário:18h Local:...

Aulão Enem – sucesso!

Aulão Enem – sucesso!

O Colégio São Domingos realizou, no dia 28 de outubro, o Aulão ENEM, uma oportunidade para...

SIPAT no CSD

SIPAT no CSD

No período de 06 a 09 de novembro, aconteceu no Colégio São Domingos a SIPAT - Semana Interna de...

Novidades no CSD para 2024

Novidades no CSD para 2024

O Colégio São Domingos celebra, em 2023, noventa e cinco anos de existência. Esta jornada...

Aulão ENEM gratuito no CSD

Aulão ENEM gratuito no CSD

O Colégio São Domingos (CSD), em Araxá, está oferecendo uma oportunidade imperdível para...