95 anos de história do Colégio São Domingos

Colégio São Domingos: referência na educação de Araxá  

O Colégio São Domingos comemora, em 2023, 95 anos de fundação. Durante quase um século mantém a fidelidade à filosofia e valores Anastasianos-Dominicanos.  O CSD se orgulha de fazer parte da história da educação em Araxá, contribuindo para a formação de várias gerações.

“O CSD tem como missão oferecer uma educação integral de excelência, preparando crianças, adolescentes e jovens para intervir nas diferentes realidades sociais como protagonistas, líderes e desenvolvedores de ações inovadoras, sustentáveis e éticas”, ressalta a Diretora Ana Cristina Cunha Borges.

O Colégio oferece um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento de experiências pedagógicas, culturais e esportivas.

Valores como relações éticas, trabalho cooperativo e colaborativo, melhoramento contínuo, atendimento com qualidade e para todos, responsabilidade social e a busca do transcendente permeiam a proposta educacional do CSD. A escola valoriza as ações solidárias, envolvendo estudantes, familiares, profissionais e comunidade araxaense.

O tempo reforça a importância do trabalho educativo realizado pelo Colégio São Domingos, geração após geração.

Maria Carolina Moura Borges – Cantora, ex-aluna

O Colégio São Domingos foi muito além de uma escola para mim. Foi um espaço que pude chamar de minha segunda casa, porque fui sempre acolhida com muito amor e afeto. O CSD forma não só mentes pensantes, mas também pessoas com valores humanos. Sou muito honrada em dizer que muito do que sou hoje devo ao Colégio São Domingos. O amor que sinto pela escola, pelas lembranças e pelas pessoas que ali pude conhecer, tanto amigos como profissionais, é inerente e eterno.

 

Ana Tereza Guimarães Lacerda – ex-professora

Minha relação com o CSD é muito próxima e de imenso carinho. Lá eu estudei, meus 3 filhos estudaram e, agora, minhas 3 netas. São 3 gerações confiadas a esta instituição que tão bem nos acolheu. Também trabalhei como professora por 28 anos nesta instituição. Quantas memórias felizes, quantos amigos carrego até hoje na minha vida. Não tem como falar de mim, sem falar do CSD. Muita gratidão por todos os ensinamentos e valores aprendidos. O CSD é um Porto Seguro! Lugar de afeto e cuidado. Amo e me sinto amada por todos! Gratidão, CSD!!!

 

 

Maria do Carmo Ferreira – Auxiliar de Serviços Gerais

Quando cheguei no CSD, há 30 anos, o acolhimento foi muito bom, marcante, tanto da equipe quanto da

 Direção. Aqui aprendi, me eduquei. 

Neste período, vi uma transformação positiva na escola tanto no espaço físico, quanto no crescimento da equipe e no aprendizado dos alunos. Hoje é uma escola moderna e atual. 

Tenho a oportunidade de ver meu neto Kalebe estudando no Colégio desde os 4 anos. Atualmente está no 8° Ano, com 13 anos. Tenho muito orgulho de trabalhar no CSD.

 

Andréia Carina Martins Garcia e Alonso Garcia de Rezende – Pais de alunos

Somos pais do João Paulo Martins Garcia, aluno do 8º Ano B e dos ex-alunos Pedro Henrique Garcia de Rezende e Luís Filipe Garcia de Rezende, que hoje cursam Medicina em BH. Foram vários os motivos que nos levaram a escolher o CSD: estrutura física, localização, metodologia e principalmente a formação humana dos nossos filhos e interação entre pais e escola.

Posts relacionados

O Colégio São Domingos, há 96 anos, faz parte da história araxaense e é referência nacional em educação. A convite da ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à...
29 maio 2024
O Projeto Caminhos e Carreiras, idealizado pelo Setor de Psicologia do CSD, tem como proposta promover um bate-papo de profissionais que são referência no mercado de Araxá com os estudantes...
22 maio 2024
Durante o mês de abril, alunos, familiares e profissionais do Colégio São Domingos participaram da Campanha Páscoa Solidária, uma ação tradicional que acontece no CSD. Foram arrecadados bombons, ovos de...
15 abril 2024